
No final dos anos setenta, os comerciários de Três Rios e Paraíba do Sul, sentiam o desejo e a necessidade de se organizarem, todavia, as dificuldades eram imensas, as adversidades, sempre eram imensas, se sobrepunham, a carga horária era excessiva, os direitos nem sempre respeitados, sempre quando se aproximava a época do dia do comerciário, víamos outras cidades ou quase todas do Estado do Rio de Janeiro a comemorarem o referido dia, inicialmente no dia 30 de outubro, tempos depois, na terceira segunda-feira do referido mês. em Três Rios e Paraíba do Sul, o comércio funcionava normalmente, posteriormente, quase que em sua totalidade.
Chegava o mês de dezembro, nossa categoria, trabalhava o mês inteiro em jornada excessiva, algumas vezes trabalhavam aos domingos sem nada receber, alem de trabalhar também no feriado municipal do dia 14 de dezembro, sem qualquer recompensa. Então, nessas oportunidades, os comerciários pensavam em se organizar, ensaiavam alguns passos, porem, a época não era propícia, o mês de dezembro ia embora e com ele o pensamento da tão sonhada organização, e tais fatos iam se sucedendo ano após ano.
Em meados do ano de 1981, cansados e frustrados por não ser uma categoria organizada, uma comissão de comerciários, liderada pelos companheiros Irineu Cheohen Guedes, Carlos Alberto Malta da Silva e Dalmar Gomes de Souza, resolveram ir à luta e foram em busca da tão sonhada criação do sindicato. com apoio do saudoso Dr. Raymundo Dória da Fonseca, foram à Delegacia Regional do Trabalho e com o delegado da época, Dr. Luiz Carlos de Brito, tiveram todas as informações necessárias de como proceder para fundarem o sindicato. Primeiro, foi criada a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Três Rios e Paraíba do Sul, que foi fundada em assembléia realizada no dia 29 de novembro de 1981, com a presença de setenta e dois comerciários, cuja lembrança hoje se encontra registrada em nossa sede com a inauguração da placa alusiva ao acontecimento.
Dessa forma se deram os primeiros passos da associação que teve como o seu primeiro presidente o companheiro Ailton José Pedroso Bastos e o segundo presidente, foi Neumir Antônio Cândido (Craveiro).
A associação, exigência da época para criação de sindicato, funcionou até o dia 28 de março de 1984, quando foi finalmente nosso sonho realizado e reconhecido o sindicato, cuja diretoria provisória, foi presidida pelo companheiro Irineu Cheohen Guedes, que foi eleito, posteriormente, presidente para o mandato de 1984 a 1987, tendo sido reeleito por mais quatro vezes, iniciando hoje mais um mandato à frente do sindicato.
Esta é, em síntese, a história da criação de nosso sindicato, relatado como nasceu e como deu seus primeiros passos na época, em que para se fundar um sindicato, não bastava o simples registro em cartório, era necessário, um estágio como Associação de Classe de pelo menos por dois anos, para então se requerer a Carta Sindical.
Os primeiros passos, foram dados com a ajuda do Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis, a quem pertencia nossa base sindical, Sindicato esse que sempre nos apoiou, nos incentivou e com quem muito aprendemos sobre o Movimento Sindical; Registramos, pois nossos mais sinceros agradecimentos, ao eterno presidente do mencionado sindicato, Waldir de Souza Ramos, ao hoje presidente José Aníbal dos Prazeres e toda sua equipe, por tudo o que fizeram para o engrandecimento de nossa Entidade e do sindicalismo, não só de Petrópolis e do Estado do Rio de Janeiro, mas também do País. Apoio também, nunca nos faltou de nossa entidade maior, a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Rio de Janeiro, que liderada pelo companheiro Laureano Alves Baptista, desde o início de nossa trajetória, acreditou no trabalho desenvolvido por nosso Sindicato, sempre nos dando orientações, e apoio material e financeiro, quando necessitamos.
No ano de 1996, em plano audacioso, adquirimos nossa sede própria e tal somente foi possível com a ajuda de nossa federação, o sindicato está instalado na Rua Duque de Caxias, 517, Edifício Gomes Coelho, iniciamos na sede própria com cinco salas e hoje já contamos com sete
Hoje nosso trabalho é reconhecido não só em nossa base territorial, mas também no Estado do Rio de Janeiro, sempre acreditamos em nosso trabalho, pois, nunca nos furtamos de lutar em prol de nossa categoria.
Eleições Realizada em 27/07/2006
O Sindicato realizou eleição para diretoria que administrará a entidade nos próximos quatro anos. A eleição foi realizada no dia 27 de julho último. Dos 730 associados com direito a voto, e com quorum significativo, equivalente a 63% dos eleitores em condições de votar, compareceram 487 votantes, dos quais, 470 votaram na chapa única registrada, tendo apenas 14 votos em branco e 03 votos nulos. Demonstrando com isso, uma total confiança nos trabalhos que atual administração imprime no sindicato, sufragando dessa forma os nomes dos componentes da chapa única inscrita.
Presidirá o sindicato no mandato que terá inicio em outubro, o atual diretor primeiro secretário Carlos Alberto Malta da Silva, em substituição ao atual presidente Irineu Cheohen Guedes. Carlos Malta, tal como Irineu, também foi fundador do sindicato, tendo participado de todas as diretorias da entidade, sendo ainda, profundo conhecedor dos problemas da categoria.
Irineu preside o sindicato desde a transformação da Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Três Rios e Paraíba do Sul, em 28 de março de 1984, tendo sido reeleito cinco vezes e diz que chegou o momento de passar os destinos do sindicato para outro presidente e vê Carlos Malta com o perfil ideal para assumir tal função. Irineu continuará na diretoria, ocupando o cargo de diretor primeiro secretário, cargo que também ocupa na Federação dos Empregados no Comércio dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, podendo dessa forma dedicar-se ainda mais ao cargo que ocupa na Federação, atuando como de costume na defesa da categoria comerciária.
São os seguintes os diretores eleitos em 27-07-06
Carlos Alberto Malta da Silva, Presidente;
Eloy dos Santos Machado, Vice-Presidente;
Irineu Cheohen Guedes, Primeiro Secretário;
Nádia Aparecida Silva, Segunda Secretária;
Maria de Fátima Manso, Primeira Tesoureira;
Jonas Domingos, Segundo Tesoureiro
Paulo Sérgio Queiroz Cordeiro, Diretor Social de Esportes, Lazer e Aperfeiçoamento Profissional.
SUPLENTES:
Márcio Soares, Fernandes, Luiz Carlos da Silva, Israel Gonçalves Rezende, Alcides Teixeira Abreu Sobrinho, Luzia Fátima Oliveira e Rogério dos Santos.
CONSELHO FISCAL EFETIVOS: Hélio Pereira da Silva, José do Carmo e Rosely Simões de Carvalho.
SUPLENTES: Carlos Pereira, Alda de Carvalho Leal e José Gumieri.
CONSELHO DE REPRESENTANTES JUNTO A FEDERAÇÃO, EFETIVOS: Irineu Cheohen Guedes e Carlos Alberto Malta da Silva.
SUPLENTES: Eloy dos Santos Machado e Maria de Fátima Manso.
Mapa da Região
Três Rios
Paraíba do Sul

